Data: 04-04-2012
Criterio:
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
S. andersonii é conhecida apenas por duas coletas provenientes do Estado do Maranhão. No entanto, os registros para a espécie não são suficientes para que uma avaliação de risco de extinção seja realizada com precisão. O habitat da espécie é desconhecida, e os acervos do Maranhão pouco visitados. Desta forma, sugere-se pesquisas focadas na distribuição, ecologia e biologia da espécie.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Pterandra andersonii C.E.Anderson;
Família: Malpighiaceae
P. andersonii é conhecida de apenas duas coletas do Maranhão,Brasil. Assemelha-se a P. pyroidea do Brasil central, em que suas folhas têm a base cuneada e o pecíolo muito curto (só até 1 cm de comprimento), no entanto as lâminasde P. andersonii são abaxialmente seríceas ao invés de tomentosas, e tem estípulas e flores menores. As pétalas de P. andersonii são descritas na etiqueta de coleta como "amarella"(Lisbôa 2507) e "avermelhada" (Pinheiro 12: na fruta). No entanto, provavelmente aspétalas são branco creme no início da antese e tornam-se amarelas ou avermelhadas,como em outras espécies com pétalas brancas (Anderson, 1997).
A espécie ocorre no bioma Amazônia, exclusivamente no Estado do Maranhão (Mamede, 2010).
Segundo Anderson (1997), o habitat da espécie é desconhecido. A espécie é conhecida apenas por duas coletas, ambas descrevendo a espécie com arbusto baixo, porém P. andersonii pode variar de arbusto a arvoreta.
9.9 Restricted range
Detalhes
De acordo com Biodiversitas (2005), o endemismo extremo configura uma ameaça pra a espécie.Como os acervos do Estado do Maranhão são pouco visitados, possivelmente pode haver novos registros ainda não determinados. No entanto, essa espécie pode se tratar mesmo de um táxon endêmico e desse modo, por ocorrer em áreas de cerrado, pode estar sob algum grau de ameaça por redução de habitat nessa região do semi-árido (Amorim com. pess.)
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.
3 Research actions
Situação: on going
Observações: Segundo Biodiversitas (2005) as medidas de conservação para a espécie são a proteção de habitats, a pesquisa científica em taxonomia e distribuição.
- ANDERSON, W. R.; ANDERSON, C.; DAVIS, C. C. in Malpighiaceae, University of Michigan Herbarium (MICH). University of Michigan Herbarium (MICH). Disponivel em: <http://www.lsa.umich.edu/herb/malpigh/index.html>. Acesso em: 10 de Dezembro de 2012.
- ANDERSON, C. Revision of Pterandra (Malpighiaceae). Contributions from the University of Michigan Herbarium, v. 21, p. 1-27, 1997.
- MAMEDE, M. C. H. Pterandra in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB019481>. Acesso em: 16 de Agosto de 2011.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araujo Amorim da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora, em 29/02/2012.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
CNCFlora. Pterandra andersonii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pterandra andersonii
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 14:44:10